shutterstock_1775867621.jpg

Escolha a sua cadeira ideal

Esteja você montando o seu novo escritório do zero ou apenas redesenhando o espaço de trabalho, um dos aspectos mais importantes dele será escolher a cadeira. Além do critério estético, o que você precisa levar em conta quando for escolher a sua maior companheira de trabalho é, sem dúvida, a ergonomia.

AFINAL, O QUE É UMA CADEIRA ERGONÔMICA?

 

O campo da ergonomia analisa como móveis e demais objetos de escritório podem ser projetados para complementar o corpo humano, criando ambientes de trabalho seguros e confortáveis. Uma cadeira ergonômica, portanto, é aquela que visa encontrar uma solução para as dores e tensões corporais criadas pelo uso de uma cadeira padrão por períodos prolongados. Considera postura, suporte para as costas, distribuição de peso, conforto e movimento. 

 

Uma norma regulamentadora, chamada de NR 17, determina especificações para esse produto. Entre elas estão:

 

  • A cadeira precisa ter cinco pés giratórios que não podem provocar o movimento involuntário;

  • As superfícies nas quais ocorre contato do corpo devem ser estofadas e revestidas de material que permita a transpiração;

  • O encosto deve ter ajuste de altura para proteger a região da lombar. E o produto deve ter braços reguláveis de 20 a 25 centímetros de altura a partir do assento.

cadeira_executiva_CT.jpg

Cadeira executiva Backplus NR17

O QUE PROCURAR EM UMA BOA CADEIRA ERGONÔMICA

 

Com relação ao encosto, o mais importante é acomodar bem a lombar, independente se o apoio cobre metade ou as costas inteiras - as chamadas cadeiras presidente. É preciso observar ainda o tipo de material utilizado — sendo o ideal espuma no lugar de tela para mais firmeza. 

Os braços reguláveis são itens imprescindíveis e preferencialmente devem ser estofados. Caso não haja esse revestimento nos braços, o contato dos cotovelos pode provocar um processo inflamatório. 

A cadeira também precisa ter regulagem de altura: o ideal é não ficar com as pernas balançando ou os joelhos dobrados. As duas partes das pernas devem formar um ângulo de 90 graus, com os pés apoiados no chão e não na base da cadeira. 

Outra dica é observar o tipo de rodas da cadeira. Materiais muito baratos podem quebrar, eventualmente danificando o piso. Sobre o revestimento da cadeira, o recomendado é couro ou feitos a partir de poliuretanos (PU). Revestimentos como tecidos sintéticos, corinos ou courvins (PVC) são menos duráveis. 

Com a cadeira já comprada, agora é preciso prestar atenção em relação à postura. A recomendação principal é não permanecer muito tempo sentado. Indica-se fazer micropausas a cada 45 minutos de trabalho e então se alongar ou caminhar um pouco. Para quem trabalha com notebook, a sugestão é comprar um suporte para elevar o computador. O monitor deve ficar na altura dos olhos, que têm que estar mais no meio da tela.

CT_suporte_monitor4.jpg

Suporte para monitor lcd ergonômico Multilaser