Image by Luca Bravo

Como saber a altura da mesa de trabalho ideal?

Na gestão do seu home office, é importante procurar deixar as condições de trabalho mais perto possível do ideal, não apenas para manter uma boa produtividade, mas também para evitar problemas de saúde. 

Encontrar a altura perfeita para sua mesa e cadeira ajudará a prevenir dores no pescoço, nos braços e nas costas, ao mesmo tempo que melhora a experiência de trabalho.

 

Existe uma altura de mesa de trabalho considerada ideal para garantir conforto durante a jornada. Essas dimensões tem o objetivo de assegurar a ergonomia e a saúde ocupacional e devem estar de acordo com a Norma Regulamentadora 17 (NR-17).

 

Segundo a norma, as mesas devem proporcionar condições de boa postura e, para isso, precisam ter características dimensionais que permitem o posicionamento e a movimentação adequada do corpo.

E QUAL É A ALTURA IDEAL?

 

Para atender às regulamentações da NR-17, foram levados em consideração os valores médios de altura da população brasileira — 1,60 metro para as mulheres e 1,73 metro para os homens. De acordo com esses valores, a mesa das mulheres deve ter 65 cm. Já para os homens, a altura deve ser de 70 cm.

 

As normas também estipulam as dimensões do assento e apoio do braço, também indispensáveis para uma boa ergonomia. Para as mulheres, o recomendado é 47 cm e 26 cm, respectivamente. Para os homens, o indicado é 43 cm e 24 cm.

 

Entretanto, esse método não é totalmente exato, já existem pessoas com altura muito fora da média estipulada, o que pode gerar desconforto. Nesse caso, a melhor solução é recorrer aos móveis flexíveis e com possibilidade de regulagem.

Na Contabilista você encontra a mesa ideal para o seu home office;

CT_mesa_escritorio_walnut.jpg

Mesa para escritorio Walnut

CT_mesa_cinza.jpg

Mesa para escritorio Maxx

ESCOLHA DE UMA CADEIRA COM BOA ERGONOMIA

 

Agora que já sabemos qual é a altura da mesa ideal para o seu ambiente de trabalho, não podemos esquecer da escolha da sua cadeira. Ela e a devem funcionar juntas para proporcionar conforto e ergonomia.

 

A cadeira deve oferecer bom apoio tanto para as costas como para os braços. Quando você está sentado, o ângulo entre o torso e as pernas deve estar entre um ângulo reto de 90 graus e 110 graus. A borda do assento não deve tocar a parte de trás dos joelhos. 

 

Também é importante lembrar de sempre manter os pés bem apoiados, bem como os punhos, tanto no teclado quanto no mouse.

Para manter sua postura sempre correta e sua saúde em dia, confira essa seleção de produtos para o seu home office

cadeira_executiva_CT.jpg
CT_apoio_pes2.jpg

Cadeira executiva Backplus NR-17

Apoio ergonômico para pés Multilaser

CT_apoio_punho2.jpg
CT_apoio_punho3.jpg

Apoio de punho para teclado em gel Multilaser

Mouse pad com apoio de punho em gel Next Office