pexels-gustavo-fring-4017429.jpg

Como manter a saúde dos seus funcionários durante a quarentena

A ergonomia muitas vezes deficiente dos escritórios dentro casa e o estresse relacionado à pandemia podem muito mais do que apenas a sua rotina. Desde o começo da pandemia, médicos e especialistas têm chamado a atenção para os cuidados com a saúde enquanto se trabalha remotamente.

Em pesquisa realizada nos Estados Unidos entre maio e junho, 41% dos americanos tiveram dores novas ou aumentadas nas costas, pescoço ou ombro desde que começaram a trabalhar em casa. Outra pesquisa também do mês de junho feita com trabalhadores remotos, 45% relataram dores nas costas e nas articulações - com 71% dizendo que a dor era nova ou 

havia piorado.

 

Embora ficar sentado à mesa em um escritório tradicional possa causar "microdanos" ao corpo ao longo do tempo, longos períodos de trabalho em posições inadequadas - apoiado na cama ou no balcão da cozinha, por exemplo - podem aumentar problemas, causando dor ou até mesmo danos a longo prazo.

 

Porém, uma estação de trabalho ergonômica e mudanças comportamentais podem resolver a maioria das causas.

Na Contabilista você encontra os produtos para deixar sua estação de trabalho mais ergonômica:

CT_cadeira.jpg

Cadeira secretaria Multilaser

CT_apoio_punho4.jpg

Apoio de punho p/teclado em gel Next Office

CT_mesa_pandin.jpg

Mesa para escritório Pandin

CT_apoio_pes.jpg

Apoio ergonomico para pés emborrachado Reliza

Mas como você comunica essas preocupações com a saúde a seus colaboradores? Aqui estão alguns conselhos:

 

Dê o exemplo e faça lembretes frequentes.

 

Embora não seja possível forçar os funcionários a trocarem seu sofá por uma cadeira adequada, você pode lembrá-los que isso pode contribuir para a dor nas costas. Outros lembretes úteis: coloque a parte superior da tela do computador no nível dos olhos, use um teclado e mouse separados e na altura do cotovelo, sente-se com os pés plantados no chão ou em um apoio para os pés e mude de posição ao longo do dia. Não tenha medo de verificar regularmente com os colaboradores como está a ergonomia do seu ambiente de trabalho e certifique-se de dar o exemplo.

 

Revise as políticas de trabalho remoto para incluir ergonomia.

 

Ofereça sessões de treinamento para toda a empresa, bem como recursos como listas de verificação de auto avaliação ou até mesmo consultas virtuais individuais com um ergonomista para ajudar os funcionários a configurar estações de trabalho adequadas e aprender hábitos saudáveis.

 

Ofereça-se para pagar a conta.

 

Investir na saúde dos funcionários pode realmente ser mais barato a longo prazo - funcionários mais saudáveis apresentam maior produtividade e pró-atividade. Porém, é preciso orientar os colaboradores quais equipamentos são adequados e funcionais. A sugestão é solicitar recomendações de especialistas.


 

Convide as pessoas para lhe dizerem o que precisam.

 

Funcionários com filhos e outros membros da família em casa costumam ter muitas distrações. Além de equipamentos, os funcionários podem ser mais produtivos com horários mais flexíveis e orientação sobre como equilibrar o trabalho com o cuidado das crianças, por exemplo. Então, esteja sempre aberto a escutar o que funciona melhor para cada colaborador.